Para melhorar o sabor do seu cafezinho

Café_XicaraO café é a bebida preferida do brasileiro, todo mundo adoooora! Há até quem diga que para fazer um bom café não há nenhum segredo especial. Saiba que o tipo de água e até mesmo a qualidade dos grãos pode influenciar no sabor da bebida, além disso, o equilíbrio entre a água e o pó é fundamental. Pra você que não gosta de desperdiçar um café de qualidade por causa de erros básicos no processo de preparação, o Café Serra Grande preparou algumas dicas para melhorar o sabor o seu cafezinho. Confira as sugestões e informações para você fazer um café incrível até a última gota!

Prefira a água mineral ou filtrada
Nada de sair ligando a torneira e encher o bule para preparar seu café! A água sem filtrar, mesmo depois de submetida a altas temperaturas, pode apresentar resíduos sólidos, que de uma forma ou de outra, alteram o sabor da bebida. O ideal é optar por água filtrada ou mineral. Melhor ainda se a máquina de café tiver um filtro interno!

Fique de olho na proporção
Outro detalhe muito importante é se atentar à proporção da água e do pó. O mais indicado é buscar o equilíbrio, para que a bebida não fique forte nem fraca demais. O ideal para preparar um café curto ou expresso normal é usar de 30 a 50 ml para 7 g de café. Já para o típico café caseiro, feito com filtro de papel, o recomendado é usar de cinco a seis colheres de sopa para um litro de água.

Não deixe a água ferver
Ao contrário do que muitos pensam, o café mais saboroso não é feito com água fervida. A água do preparo deve estar a aproximadamente 90 graus, do contrário, acontece uma perda de oxigênio que altera consideravelmente a acidez do café. Cumpre ressaltar que o ponto certo é a água em movimento, porém sem bolhas grandes e vapor forte.

Mantenha o pó de café na geladeira
Depois de aberto, o pó do café deve ser guardado na geladeira. A baixa temperatura tem o poder de preservar todos os aromas e sabores da bebida. O pó pode ser guardado em potes específicos ou na embalagem original, desde que devidamente fechado.

Não misture açúcar com a água
Você já deve ter ouvido que café bom é café puro. Na verdade, o açúcar e o adoçante mascaram o sabor e comprometem as propriedades da bebida. Se você não conseguir abrir mão de adoçar o café, faça isso depois de pronto. Quando o açúcar é colocado durante o preparo, ele muda o ponto da ebulição, vira xarope e consequentemente, altera o sabor do café.
Consuma o café na hora
Café saboroso é o café fresco. Nunca requente a bebida e procure consumi-la dentro de no máximo uma hora. Mesmo dentro da garrafa térmica, o sabor não é preservado, apesar dos nutrientes serem mantidos.

Rodovia BR 222 Km 223
CEP: 62.011-970
SOBRAL – CE
(88) 3614.3030 / 0800.856100
matriz@cafeserragrande.com.br
www.cafeserragrande.com.br

  • |
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *