A próxima geração de silício está chegando aos computadores Apple. Anunciados em um evento incomum da Apple no final da tarde de 30 de outubro, os três mais novos chips da Apple (M3, M3 Pro e M3 Max) vêm com os menores transistores que a Apple já colocou em seus laptops e desktops. Os mais novos chips, que usam o inovador processo de 3nm da Apple, são lançados pela primeira vez com o novo M3 iMac e MacBook Pro M3e, cara, a Apple certamente está dando a outros fabricantes de laptop uma corrida pelo seu dinheiro no último trimestre de 2023.
Designer: Maçã
A Apple dá muita importância ao fato de sua GPU M3 básica de 10 núcleos poder renderizar gráficos até 2,5x mais rápido do que uma GPU M1 comparável, enquanto a CPU M3 básica de 8 núcleos obtém um aumento relativo de 50% no desempenho em relação ao seu equivalente M1. Apenas em termos de desempenho bruto, esses dois números representam uma grande atualização em relação a um chip lançado junto com os novos computadores Apple há apenas três anos. Essa é apenas a ponta do iceberg; graças a uma série de novos recursos desbloqueados pelo tamanho do transistor ultracompacto do M3, os limites superiores de desempenho da família M3 estão mais altos do que nunca – ou seja, se você é um desenvolvedor de IA, designer de jogos ou algum tipo de designer visual , sua próxima estação de trabalho principal pode ser um novo Mac rodando em um M3 Max hiperpoderoso, equipado até os dentes com uma GPU de 40 núcleos, CPU de 16 núcleos, 128 GB de RAM de alta velocidade e um SSD de 8 TB.
Em um nível básico, a GPU M3 padrão de 10 núcleos é um componente impressionante, equipado com recursos totalmente novos, como traçado de raio acelerado por hardware, sombreamento de malha e cache dinâmico para oferecer, no mínimo, “65% mais desempenho”. em Macs baseados em M1 ao executar tarefas pesadas de renderização, como jogos e imagens 3D. Isso é facilitado pela nova arquitetura de memória unificada do chip M3 (que supostamente acelera enormemente a RAM enquanto aumenta a eficiência de energia) e suporte para até 24 GB de RAM por padrão (ou até 36 GB para o M3 Pro, ou até 128 GB). para o M3 Max), todos fazendo uso da nova arquitetura unificada mencionada. A Apple diz que isso “desbloqueia fluxos de trabalho que antes não eram possíveis em um laptop, como desenvolvedores de IA trabalhando com modelos de transformadores ainda maiores com bilhões de parâmetros”.
Para o usuário médio, isso por si só não é um grande problema. Claro, os jogos são capazes de rodar de maneira mais suave e bonita como resultado do novo hardware, e parece que o macOS 14 está equipado para usar o design do chip M3 para permitir coisas como o Modo de Jogo, que desprioriza tarefas em segundo plano enquanto uma janela de jogo está ativo. Porém, outro grande atrativo da nova arquitetura M3 é a adição da decodificação AV1 integrada. O suporte AV1 integrado significa que um novo iMac ou MacBook Pro com tecnologia M3 pode transmitir facilmente vídeo 4k60 de serviços de streaming digital sem uma queda perceptível na qualidade se a conexão começar a oscilar.
Isso também tem aplicações de trabalho. Por exemplo, dois ou mais Macs com M3 comunicando-se entre si por meio do Screen Share devem ter uma experiência tranquila, mesmo quando ambos os Macs estão trabalhando em tarefas com muitos recursos.
*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )
Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com