V&A, um amor imortalizado pela Montblanc. A coleção de escrita de edição limitada presta homenagem ao patrocínio das artes e ao legado cultural da monarca britânica, Vitória, e do seu consorte, Alberto.
Todos os anos, desde 1992, a Montblanc homenageia um influente patrono das artes, da antiguidade ao século 20, com um instrumento de escrita de edição limitada. Cada Edição Limitada Patron of Art sublinha a crença da Montblanc – sendo uma Maison enraizada na cultura da escrita – de que as artes e a cultura são uma parte essencial de qualquer sociedade próspera e só podem florescer com o apoio de patronos dedicados. Para a 30ª (1992 – 2022) e última edição, a Montblanc celebra a vida e o legado de Vitória e Alberto com uma dupla edição Montblanc Patron of Art Homenagem a Vitória & Alberto Edição Limitada
Como Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e, mais tarde, Imperatriz da Índia, e Príncipe Consorte de Sachsen-Coburg e Gotha, Vitória e Alberto governaram não apenas um império, mas uma era. Juntos inauguraram uma nova era de tecnologia, poder económico e cultura. O ponto alto deste período inovador foi marcado pela lendária Grande Exposição de 1851, no Crystal Palace de Londres, e pela fundação de várias instituições culturais como o Victoria and Albert Museum e o Royal Albert Hall.
Tendo por base a mestria artesanal dos artesãos da Montblanc, a coleção traça o percurso de Vitória, de princesa a uma das governantes mais poderosas da época, e a trajetória de Alberto, de jovem príncipe a Montblanc Patron of Art Homenagem a Vitória & Alberto Edição Limitada
A coleção V&A consiste em duas edições de 4810 peças e duas de 888 exemplares – cada uma delas com uma edição dedicada a Vitória e outra a Alberto -, e uma edição limitada a 100 peças e outra a 8 exemplares, que homenageiam ambos em conjunto. As edições apresentam símbolos famosos como a coroa e o ceptro de Vitória, mas também algumas das maiores conquistas culturais de Alberto. O grande amor que o casal partilhava é simbolizado pelas iniciais V&A ligadas e pelo anel de noivado, utilizados no design dos instrumentos de escrita. A Montblanc Patron of Art Homenagem a Vitória & Alberto Edição Limitada 4810 assinala os primeiros anos do casal real com um corpo em laca branco pérola, símbolo de pureza e juventude, e um cone decorado com um padrão tradicional vitoriano, assim como com “ V&A”, espelhando a forma como o casal gosta de unir as suas iniciais.

A edição dedicada a Vitória apresenta uma tampa em laca translúcida verde menta, uma das cores que a Rainha mais gosta de usar.
O padrão vitoriano decorativo visível sob a laca da tampa é inspirado na cerca que rodeia o Albert Memorial, em Kensington Gardens, Londres. A tampa é adornada por uma coroa azul real e pelo emblema Montblanc em resina preciosa. As palavras “I will be good” (“Eu serei bom”) surgem gravadas no anel da tampa.
O formato do clipe é inspirado no ceptro da monarca e inclui uma pedra verde referente ao anel de noivado oferecido por Alberto. O aparo em ouro maciço Au 750 produzido à mão, revestido a ouro em tom champanhe, é decorado com uma rosa estilizada em homenagem à rainha Vitória, ainda hoje lembrada como “Rosa da Inglaterra”.
A laca translúcida bordeaux na tampa da edição dedicada a Alberto evoca as cores do uniforme de Marechal de Campo britânico usado no seu casamento.
A decoração geométrica em forma de degrau sob a laca translúcida relembra a distintiva empena neogótica em degrau de Schloss Rosenau, a casa de infância de Alberto.
A forma da tampa é inspirada na cúpula do Palácio de Cristal, enquanto o anel da tampa é gravado com o lema “Treu und fest” (“fiel e firme”) que acompanha o brasão de Alberto. O clipe em forma de ceptro apresenta uma pedra vermelha. Uma referência à origem do príncipe, o brasão de armas da Saxónia, que surge no centro do brasão real de Alberto, é gravado no aparo de ouro maciço Au 750, revestido a ouro em tom champanhe, produzido à mão.

A versão dedicada a Alberto assinala algumas das suas maiores conquistas como Príncipe, apresentando uma tampa e corpo com uma capa em ouro Au 750 em tom champanhe em homenagem à arquitetura do Crystal Palace, enquanto a laca translúcida cinzenta por baixo é uma homenagem ao tartan que Alberto desenhou para o Castelo de Balmoral na Escócia.
A forma do topo da tampa é inspirada na cúpula do Palácio de Cristal, enquanto o aparo em ouro maciço produzido à mão, parcialmente revestido a ródio e a ouro em tom champanhe, é decorado com o brasão de armas da Saxónia.
Os anéis da tampa em ambas as versões são gravados com os nomes um do outro e a data do casamento, enquanto o corpo é decorado com um padrão tradicional vitoriano, assim como com “V&A”.
A Montblanc Patron of Art Homenagem a Vitória & Alberto Edição Limitada 100 celebra o amor entre os monarcas e a paixão partilhada pela arte, apresentando um corpo em madrepérola combinado com detalhes em ouro maciço Au 750 de tom champanhe, inspirados nas cores do vestido de noiva de Vitória.
As nove linhas presentes no cone são uma referência aos seus nove filhos e à importância da família para a rainha e para o príncipe consorte, enquanto o padrão gravado à volta do cone é um design tradicional que se encontra no quarto do Palácio de Kensington, onde a princesa Vitória cresceu. A frase gravada “Unis à jamais” (unidas para sempre) foi retirada de um anel oferecido a Vitória pela meia-irmã como presente de casamento. Já a ametista em forma de corações entrelaçados engastada no cone é inspirada numa pulseira que Vitória recebeu da mãe quando o noivado foi anunciado.
Source link
The Gentleman | www.thegentleman.pt