Não há nada de glamoroso em uma máquina de ressonância magnética. Não há nada de glamoroso em uma máquina de solda. Não há nada de glamoroso em um chassi de carro básico. Todos estes detalhes foram concebidos para cumprir requisitos não estéticos, razão pela qual optam por uma linguagem visual mais funcional em vez de algo convencionalmente apelativo. Mas o designer Enrico Balsamo se perguntou: por que o detalhamento industrial deve parecer chato? A forma segue a função, mas também segue a emoção, e é por isso que Balsamo decidiu adotar uma nova abordagem ao projetar sua bicicleta suja. A X Tecnica não é uma bicicleta suja de aparência comum – ela abandona a estética abertamente robusta e definida mecanicamente por algo que vale um pouco mais de vista. O X Tecnica tenta atender às necessidades funcionais de um veículo todo-o-terreno de duas rodas sem necessariamente parecer um pedaço de metal e fibra de vidro. Em vez disso, exagera os detalhes sempre que possível, criando uma bicicleta que parece tão atraente quanto possível. O X Tecnica poderia facilmente chamar a atenção em um showroom quanto no terreno.
Designer: Enrico Balsamo
Para Balsamo, o design de motocicletas é uma linha tênue entre overdesigning e underdesigning. As bicicletas hoje parecem ter sido projetadas por engenheiros sem nenhuma sensibilidade estética ou como se tivessem sido projetadas apenas para curtidas no Instagram. “Nos últimos anos, muitos produtos de motocicleta resultaram em overdesign e complicações estéticas”, diz Balsamo, “X Tecnica é um conceito que quer criar a estética da moto a partir dos componentes técnicos essenciais que caracterizam as motos Adventure/Enduro, sem adicionando componentes e plásticos desnecessários.”
O design do X Tecnica é uma aula magistral em combinar funcionalidade e estética. O quadro, o subquadro, a barra de proteção e o braço oscilante são todos usinados em alumínio, com uma estética ousada que não sacrifica a natureza de suporte de carga do quadro. O quadro e o subquadro recebem uma pintura azul metálica que confere à moto um apelo eletrizante, juntamente com o uso criterioso de detalhes em laranja metálico nas molas de suspensão, pára-brisa e painéis transparentes montados na frente da barra de proteção.
O tanque de combustível, a carcaça do farol e o pára-lama frontal são feitos de nylon PA6 revestido com o mesmo acabamento azul eletrizante e, embora Balsamo não mencione o material usado nos escapamentos traseiros, é provável que seja algum tipo de FRP ou metal com a mesma cor azul. O assento e uma proteção de borracha ao redor do tanque de combustível dão à X Tecnica um toque de preto, criando uma paleta bastante atraente de preto, prata, azul metálico e laranja metálico que ajuda a moto a brilhar.
A estética geral da moto incorpora perfeitamente ser robusta sem parecer “feia”. O DNA do design do X Tecnica se destaca lindamente em cada detalhe, desde o farol até a lanterna traseira e tudo mais. Além disso, não vamos descartar aquela coloração azul e laranja que nos dá fortes vibrações do Ford GT 40!
*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )
Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com