Saiba toda a verdade sobre as barras de proteína e se elas são a escolha saudável para a sua alimentação.

As barras proteicas têm ganho cada vez mais popularidade nos últimos anos, sendo amplamente consumidas e em diferentes contextos, desde snacks durante o dia, opções pós-treino e lanches rápidos para um dia mais agitado. No entanto, muitas dúvidas surgem em relação à sua real contribuição para a saúde.

Neste artigo, vamos explorar algumas das características a ter em consideração no momento da escolha e analisar se as barras proteicas são de facto uma opção saudável.

1. Composição nutricional:

As barras de proteína podem apresentar fontes proteicas diversas, sejam elas de origem animal como a proteína whey ou de origem vegetal, nomeadamente proteína de soja, proteína de cânhamo e ervilha. Podem ainda apresentar teores de açúcar, gorduras e fibras distintos de acordo com o tipo de barra, pelo que é fundamental analisar a lista de ingredientes e os valores nutricionais para compreender se são opções adequadas.

proteico.

Devem ser escolhidas as opções com menor teor de açúcar e gordura saturadas e maior teor proteico.

2. Teor de açúcar:

teor de açúcar | nutrição | holmes place

Muitas barras proteicas disponíveis no mercado contêm um teor de açúcar apreciável, o que pode ter um impacto negativo na saúde, especialmente se consumidas em excesso. Ao escolher uma barra proteica, preferir as opções sem açúcar adicionados e/ou adoçadas naturalmente.

3. Porção:

Existem inúmeras barras no mercado com doses bastante variadas e que podem também fazer variar o valor energético e nutricional das mesmas. Para um lanche rápido, devemos optar por barras com aproximadamente 50-60g e que apresentem um valor proteico não inferior a 10g/barra.

4. Presença de aditivos e conservantes:

barras de proteína | nutrição | holmes place

Por ser um alimento processado, este tipo de produtos podem conter aditivos químicos e conservantes para aumentar a durabilidade e melhorar o sabor. Nesse sentido, o ideal será optar por barras com ingredientes o mais naturais possível e livres de substâncias prejudiciais à saúde.

Assim, percebe-se que as barras proteicas podem ser aliados preciosos em momentos estratégicos e podem funcionar como uma opção conveniente e prática para complementar a ingestão proteica ao longo do dia. No entanto, é fundamental escolher produtos de qualidade, com baixo teor de açúcares, gorduras saturadas e idealmente sem ingredientes artificiais.

Como tal, para que possam fazer parte de uma alimentação saudável, baseada num padrão alimentar com produtos variados e naturais, recomenda-se consultar um nutricionista para orientações personalizadas, que irão permitir desfrutar dos benefícios das barras proteicas de forma equilibrada e, sobretudo, adequada ás suas necessidades e particularidades.

Sofia Costa Maia

Nutricionista Holmes Place Boavista

Referências bibliográficas:

1. Jovanov P, Sakač M, Jurdana M, Pražnikar ZJ, Kenig S, Hadnađev M, Jakus T, Petelin A, Škrobot D, Marić A. High-Protein Bar as a Meal Replacement in Elite Sports Nutrition: A Pilot Study. Foods. 2021 Oct 29;10(11):2628. doi: 10.3390/foods10112628. PMID: 34828911; PMCID: PMC8617883.

2. Pang, M.; Trier, C.; Alexon, C.; Johnston, C.S. Daily ingestion of protein bars (with or without added fiber) increased energy intake and body fat mass after one week in healthy adults: A crossover trial. J. Funct. Foods 2023, 104, 1055472.

3. Pesta DH, Samuel VT. A high-protein diet for reducing body fat: mechanisms and possible caveats. Nutr Metab (Lond). 2014 Nov 19;11(1):53. doi: 10.1186/1743-7075-11-53.

ESCOLHER MOEDA

Advertisement

error: Content is protected !!
  • http://mediaserv33.live-streams.nl:8036/live
  • LIFESTYLE FM