PRÓS:
- Design quadradão diferenciado
- Tela linda e sem furos
- Bateria grande e de longa duração
CONTRAS:
- Um pouco volumoso e pesado
- O material de “vidro metálico” atrai poeira com muita facilidade
Apesar de como os fabricantes de smartphones tentam diferenciar os designs de seus produtos, a maioria deles ainda segue as mesmas tendências, como as telas de bordas curvas do passado, as laterais planas de hoje ou as saliências das câmeras de diferentes formatos e tamanhos. O mesmo se aplica mesmo a recursos que você não vê imediatamente, como sensores de câmera e lentes que todo mundo usa, apenas anunciados com um nome de marketing diferente. É quase muito fácil simplesmente fazer o que todo mundo está fazendo, surfando nas ondas na esperança de fazer uma grande captura como todo mundo. Felizmente, existem outliers que se atrevem a seguir um caminho diferente, e o nubia Z60 Ultra facilmente se destaca como um inconformista, então olhamos mais de perto para ver se ele tem mais a oferecer do que apenas um rosto diferente, mas estranhamente familiar.
Designer: Núbia
Estética
O design do nubia Z60 Ultra é reconhecidamente polêmico. Alguns apreciarão uma nova pausa nas curvas suaves da geração atual de smartphones, enquanto outros poderão zombar da explosão do passado. Qualquer pessoa que ainda se lembre do Sony Xperia do passado pode de fato ver alguma semelhança com este recém-chegado do final de 2023, e não é exatamente uma situação ruim para se estar.
O nubia Z60 Ultra é descaradamente plano e angular, exalando um ar de maturidade e dureza ao mesmo tempo. Até mesmo o relevo da câmera diverge de círculos, esquilos e qualquer outra forma redonda encontrada na maioria dos smartphones. Duas das três câmeras ficam em uma tira, não muito diferente do visor do Google Pixel 8, exceto que também é completamente plano e mais parecido com um bloco fino que se estende por toda a largura do telefone. Essa estética quadrada será subjetiva, ainda mais em comparação com outros designs de telefone, mas não há como negar que deixará uma impressão duradoura, positiva ou não.
Se o formato e a parte traseira do telefone são o que chama imediatamente sua atenção, será a grande tela de 6,8 polegadas que provavelmente irá atraí-lo. É certo que não é o painel mais brilhante nem o mais colorido, mas é a superfície perfeita e ininterrupta desta tela que realmente irá impressioná-lo. As câmeras sob display (UDC) não são exatamente novas, mas são tão raramente usadas que você ainda ficaria surpreso ao ver uma de perto. Melhor ainda, o nubia Z60 Ultra usa a tecnologia UDC de quinta geração da empresa que melhora a densidade de pixels daquele ponto acima da câmera frontal. O resultado é uma tela cheia de ponta a ponta e, graças à sua superfície totalmente plana, também visível e utilizável na sua totalidade.
Existem diferentes cores disponíveis, incluindo uma “Noite Estrelada” que não faz nenhum esforço para esconder sua inspiração Van Gogh. nubia apresenta um material “AG Metallic Glass” que cobre a parte traseira do telefone e, na maior parte, oferece à sua mão uma nova sensação que quase parece metal. Infelizmente, por alguma razão, também parece funcionar como um enorme ímã para poeira. Ele pode ficar livre de manchas oleosas de impressões digitais, mas você ainda vai querer colocar o estojo transparente incluído para mantê-lo limpo, entre outros motivos.
Ergonomia
Ainda há um debate em andamento sobre qual design é melhor para sua mão e sua pegada. As bordas curvas são consideradas mais suaves para a pele, mas alguns afirmam que isso faz com que o telefone escorregue mais facilmente. Bordas planas e ângulos agudos adicionam um pouco mais de dente para melhorar sua aderência, mas há quem se sinta desconfortável com a forma como ele morde a palma da mão. Este último, é claro, é o que se aplica à figura nítida do nubia Z60 Ultra e, como seu design, vai dividir campos.
O que todos concordarão, entretanto, é como o telefone parece volumoso e pesado em suas mãos. Com 8,78 mm de espessura e 246 g de peso, definitivamente causará um pouco de tensão em sua mão quando segurado por longos períodos de tempo. Adicione isso às bordas afiadas do telefone e você poderá realmente sentir sua mão um pouco desconfortável mais cedo ou mais tarde, pelo menos com a capa protetora que torna tudo isso discutível. Felizmente, esse peso tem um bom motivo, mas ainda é algo que os compradores em potencial precisarão considerar se preferirem telefones impossivelmente finos e leves.
Desempenho
O nubia Z60 Ultra foi comparado ao seu primo focado em jogos, o RedMagic 9 Pro, e a comparação tem base. Ambos apresentam hardware de primeira linha disponível no mercado móvel, começando com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 que pode ser emparelhado com até 16 GB de RAM. Em termos de desempenho bruto, o nubia Z60 Ultra é praticamente um telefone para jogos, sem recursos como um pequeno ventilador ou botões extras nas bordas. De certa forma, esta é a versão mais moderada e elegante do RedMagic 9 Pro.
A bateria extragrande do telefone definitivamente suporta esse caso de uso e muito mais. Avaliado em 6.000 mAh, é definitivamente uma das capacidades mais altas do mercado hoje e, embora você possa não atingir o tempo de atividade anunciado de 47 horas com uso médio, chegará bem perto de mais de um dia. O carregamento, no entanto, não será extremamente rápido, já que suporta apenas carregamento com fio de 80 W, aumentando o tempo de carregamento para pouco mais de 30 minutos. Essa quantidade de energia é definitivamente a culpa pelo tamanho e peso do nubia Z60 Ultra, mas é um preço que vale a pena pagar para quem valoriza a vida útil da bateria em vez do conforto e perfis finos.
Não é apenas no design que o nubia Z60 Ultra contraria a tendência. Embora dê grande ênfase às suas câmeras, como qualquer outro smartphone carro-chefe, são os detalhes que o tornam verdadeiramente único. Resumindo, a Nubia optou por adotar campos de visão mais estreitos em comparação com a maioria dos smartphones, num esforço para atrair os entusiastas da fotografia que estariam mais familiarizados com estas distâncias focais.
A câmera principal de 50 MP, por exemplo, possui aquela distância focal de 35 mm usada pelas lentes de câmeras clássicas, o que é ótimo para tirar fotos nítidas, principalmente com efeito bokeh natural. Infelizmente, esse campo de visão será muito estreito para vídeos que parecerão cortados nas bordas. Provavelmente é por isso que a Nubia usou uma câmera ultralarga com um sensor semelhante de 50 MP (embora de um fabricante diferente) para fazer a transição para uma visão mais ampla parecer mais perfeita. Dito isso, esta câmera ultra-ampla também é mais estreita do que você encontraria no mercado, usando apenas uma distância focal de 18 mm.
Na prática, as câmeras do nubia Z60 Ultra têm um desempenho impressionante, produzindo imagens com detalhes ricos, pelo menos em ambientes bem iluminados. A pequena exceção é a câmera telefoto de 64 MP com uma distância focal igualmente estreita de 85 mm, o que torna menos viáveis fotos em close-up. O campo de visão estreito pode encontrar fãs entre fotógrafos mais experientes, mas também é um detalhe estranho e estranho para aqueles que já estão acostumados com a ampla gama de câmeras de smartphones, especialmente quando se trata de gravação de vídeo.
Sustentabilidade
Até agora, o nubia Z60 Ultra está provando ser bastante inconformista, abraçando designs já evitados pela maioria dos fabricantes, bem como especificações de câmera mais populares entre os fotógrafos do que entre os usuários de smartphones. Teria sido ainda mais impressionante se a Nubia também se tornasse rebelde e adotasse de todo o coração materiais e práticas sustentáveis para este smartphone. Infelizmente, esse não é o caso.
Nesse sentido, o nubia Z60 Ultra é bastante típico no que diz respeito à composição, durabilidade e capacidade de reparo. É a típica mistura de plástico, vidro e metal, nenhum dos quais foi feito de materiais reciclados pós-consumo, pelo menos nada que Nubia diga. O lado bom aqui é que o telefone tem classificação IP68, então ele não vai se juntar às massas de lixo eletrônico que espalham-se pelo planeta após um leve respingo ou mergulho na água.
Valor
O nubia Z60 Ultra é um carro-chefe premium de ponta a ponta, e sua bateria extra grande, tela sem furos e sensores de câmera com densidade de pixels o elevam ainda mais entre seus concorrentes. Por tudo isso, você esperaria que custasse tanto quanto seu próximo aparelho topo de linha no final de 2023 ou início de 2024, mas aqui está o argumento decisivo: é quase metade disso!
Embora comece em US$ 599 por modestos 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, a configuração mais alta com o dobro dessa memória custa apenas US$ 779. E não é como se a Nubia fosse uma marca nova, desconhecida e não confiável, então esse preço é totalmente louco. Claro, há a questão de poder comprar um em primeiro lugar, já que o nubia não está disponível em todos os mercados, mas nas regiões que atende, o nubia Z60 Ultra certamente fará uma proposta irresistível para acompanhar seu presença inegável.
Veredito
Embora haja alguma sabedoria em seguir tradições testadas e comprovadas, isso nunca é uma desculpa para não pensar fora da caixa. Não há certeza de que você se sairá melhor ou pior, mas o certo é que você causará algum impacto. Esse é o tipo de legado que o nubia Z60 Ultra terá com um design que é ao mesmo tempo novo e clássico, e recursos que têm um propósito claro, mesmo que se afaste da multidão de smartphones convencionais.
Definitivamente, ele acerta muitas coisas, como seu desempenho impressionante, seu design memorável e sua tela sem manchas, mas está longe de ser perfeito. Não há como negar que parte de seu caráter imponente é seu volume e peso, e o campo de visão estreito provavelmente irá atrapalhar alguns fotógrafos móveis. Porém, com um preço exorbitante, você pode estar disposto a ignorar essas falhas, especialmente se as falhas forem recursos que você realmente valoriza. Escusado será dizer que o nubia Z60 Ultra está realizando um ato de equilíbrio bastante difícil e, para seu crédito, está fazendo um trabalho admirável em se manter alerta.
*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )
Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com