Quando você pensa em instrumentos musicais, provavelmente pensará primeiro em coisas como pianos e guitarras. Os instrumentos musicais eletrônicos, por outro lado, evocam imagens de teclados, guitarras elétricas e sintetizadores complicados. O Omnichord da Suzuki, por outro lado, é um pato estranho, mas curioso, que fica em algum lugar entre esses dois extremos. Lançado pela primeira vez em 1981, esse dispositivo eletrônico capacitou qualquer pessoa a fazer música ou acompanhar uma música, mesmo sem experiência musical prévia ou mesmo leitura de notas. Os sons eletrônicos distintos e o design inovador do Omnichord fizeram dele um grande sucesso, mas o produto caiu na obscuridade em 1996. Para comemorar seu próximo 40º aniversário, a Suzuki decidiu dar à geração atual um gostinho dessa experiência única com um novo modelo que recria o original tão fielmente usando os mesmos circuitos analógicos.

Designer: Suzuki

Imagine apenas pressionar alguns botões e deslizar o dedo sobre uma superfície plana e, de repente, produzir uma música maravilhosa. Essa é basicamente a experiência que o Suzuki Omnichord ofereceu, apresentando às pessoas, com ou sem formação musical, a alegria de criar música com facilidade e liberdade. Não há notas erradas, apenas novas harmonias e batidas a serem descobertas e incorporadas à sua obra-prima. É como uma aventura para novatos, mas também um novo território para veteranos que desejam adicionar um sabor único à sua música.

O novo Suzuki Omnichord OM-108 tenta trazer a experiência dos anos 80 para o século XXI, reproduzindo a tonalidade que caracterizou esse período e ao mesmo tempo acrescentando características modernas que atendem ao público mais exigente de hoje. Para recriar com precisão os mesmos tons do OM-84, talvez o Omnichord mais popular já lançado, a Suzuki optou por ir completamente à moda antiga e aplicar o mesmo circuito analógico que deu ao original seus sons eletrônicos distintos. Ele também possui aquele popular sensor de harpa ou strumplate que permite deslizar ou tocar facilmente com o dedo para produzir as “notas” que comporão sua música.

O novo modelo OM-108 possui 108 acordes, daí o nome, além de muitas funções novas, como um interruptor que altera a forma como os acordes e ritmos são tocados. Há também um modo drum pad que transforma as teclas dos acordes, bem como o próprio sturmplate, em batidas. E como acontece com muitos instrumentos musicais eletrônicos modernos, você pode conectar o Omnichord a dispositivos MIDI externos para misturar tons como desejar. Além disso, o alto-falante integrado pode ser ligado ou desligado quando você conecta um alto-falante externo, o que é útil quando você deseja monitorar seu próprio som durante uma apresentação ao vivo.

O Suzuki Omnichord OM-108 pode parecer um brinquedo, mas os sons únicos que ele permite produzir são pura alegria, pelo menos para os fãs do gênero eletrônico. O seu renascimento coincide com a mania retro que domina muitas indústrias e é um exemplo perfeito de um design que consegue permanecer relevante décadas após a sua última aparição. Dito isso, você terá que esperar um pouco antes de colocar as mãos no mais novo Omnichord, já que as vendas não devem começar antes de julho, com preço e disponibilidade de mercado ainda desconhecidos.

Fonte Link | Ler mais >>

*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )

Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com

Advertisement

Advertisement