Filme português na 94ª edição dos Óscares. O filme “A Metamorfose dos Pássaros”, da realizadora Catarina Vasconcelos, será o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.
A votação decorreu entre 12 e 28 de outubro para os seis filmes que o comité de seleção havia previamente nomeado – “A Metamorfose dos Pássaros”, “Nunca Nada Aconteceu”, “O Som que Desce na Terra”, “Sombra”, “Terra Nova” e “O Último Banho” – tendo “A Metamorfose dos Pássaros” sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).
Um misto entre documentário e ficção, o filme português aborda a história de amor dos avós e a morte da avó paterna da realizadora, que nunca conheceu, baseada nas memórias da infância e juventude da família.
Com produção da Primeira Idade, o filme teve estreia mundial no 70º Festival de Cinema de Berlim, onde foi premiado com o Prémio FIPRESCI, e tem desde então somado distinções em inúmeros festivais de todo o mundo, tais como o Prémio do Público e de Melhor Realização no Indie Lisboa, o Prémio Zabaltegi-Tabakalera do Festival de San Sebastián, o Prémio de Melhor Filme na competição internacional do Festival de Pesaro (Itália), Grande Prémio do Festival e Prémio do Público no Festival New Horizons (Polónia), entre outros.
A 94ª edição dos Óscares acontece no dia 27 de março de 2022, em Hollywood.

Catarina Vasconcelos nasceu em Lisboa em 1986. Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e fez uma pós graduação em Antropologia Visual no ISCTE. Fez um mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, Londres, onde realizou a sua primeira curta metragem, “Metáfora ou a tristeza virada do avesso”. Encontra-se neste momento a realizar o seu próximo filme “Amores distantes e pátrias imaginárias”.
FILMOGRAFIA
Amores Distantes e Pátrias Imaginárias (em produção)
2014 – Metáfora ou a tristeza virada do avesso, 32’
Source link
The Gentleman | www.thegentleman.pt