Conheça uma lista de alimentos que podem ajudar a manter a saúde dos seus cabelos e prevenir o aparecimento prematuro de cabelos brancos.
O aparecimento prematuro de cabelos brancos é uma preocupação comum para muitas pessoas. A alimentação poderá ter alguma influência, afetando esta os níveis de vitamina B12, ferro, proteína, cobre, cálcio e zinco.
Conheça alguns alimentos que podem ajudar a prevenir o embranquecimento precoce do cabelo.
Vitamina B12
Estudos encontraram níveis significativamente baixos de vitamina B12 no soro de indivíduos com embranquecimento precoce do cabelo em comparação com o grupo de controle.
Quais os alimentos ricos em Vitamina B12?
Carnes
Peixes
Frutos do mar: Mariscos como mexilhões, ostras e camarões
Ovos
Laticínios: Leite, queijo, iogurte
Ferro
A vitamina B12 e o ferro desempenham papéis na estabilização da fase inicial anágena do folículo capilar e na pigmentação.
Quais os alimentos ricos em ferro?
Carnes
Peixes
Vegetais de folhas verde-escuras: Espinafre, couve e acelga são ricos em ferro não heme, que é menos facilmente absorvido pelo corpo do que o ferro heme, mas ainda é uma fonte importante, especialmente para vegetarianos e veganos.
Leguminosas: Feijões, lentilhas e grão-de-bico são excelentes fontes de ferro, especialmente quando combinados com alimentos ricos em vitamina C, que aumentam a absorção de ferro.
Frutos oleaginosos e sementes: Amêndoas, castanhas de caju, sementes de abóbora e girassol
Cereais fortificados: Alguns cereais matinais e produtos de grãos integrais
Proteína
Deficiências nutricionais, como desnutrição proteico-energética e doenças crónicas de perda de proteína, podem resultar em hipopigmentação capilar reversível
Quais os alimentos ricos em proteína?
Carnes
Peixes
Laticínios
Leguminosas: Feijões, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, tremoços
Frutos oleaginosos e sementes
Cobre, cálcio e zinco
Cobre, ferro, cálcio e zinco são considerados influenciadores da melanogênese e, assim, da pigmentação capilar.
Cobre – frutos do mar, fígado, sementes de girassol, frutos oleaginosos, cereais integrais (como aveia, cevada e trigo integral), chocolate amargo, vegetais de folha verde
Cálcio – laticínios, vegetais de folha verde, sardinha e salmão enlatados (devido aos ossos moles que são consumidos junto com a carne), tofu e produtos à base de soja, sementes de gengibre e chia, amêndoas, leguminosas
Zinco – carnes, mariscos, sementes, frutos oleaginosos, laticínios, leguminosas, cereais integrais, ovos
No entanto, o fenómeno básico do aparecimento prematuro de cabelos brancos é pouco compreendido, tem uma grande influência genética e de fatores de stress.
Marta Caldeira
Nutricionista Holmes Place Alvalade
Referências bibliográficas:
Kaur, K., Kaur, R., & Bala, I. (2019). Therapeutics of premature hair graying: A long journey ahead. Journal of Cosmetic Dermatology. doi:10.1111/jocd.13000
Revista | Tv | Fm | Shopping
Lifestyle.pt / Revista Lifestyle.com