Entrevista – Romeu Aldigueri
Prefeito Romeu Aldigueri assinando convênio
Eu quero entregar, ao final do meu mandato, uma Granja melhor para todos. Uma cidade preparada pra ser referência na região e, principalmente, uma cidade em que seu povo tenha orgulho de morar.

A força da transformação

O maior legado que um gestor pode deixar ao seu povo é ver alegria no sorriso das pessoas com mais oportunidades de emprego, com uma saúde e educação de qualidade.

LIFESTYLE: Ser prefeito de Granja era um sonho? O que lhe motivou a enfrentar a disputa eleitoral em 2012?
Romeu: Sim. A motivação surgiu no momento em que vi várias cidades crescerem e Granja ficar para trás. Foi aí que a vontade de ser prefeito tomou conta de mim. Granja contabilizava anos de atraso e o povo não tinha expectativa de crescimento. Isso me doía bastante e, ao mesmo tempo, eu queria dar minha contribuição, ajudar nosso Município a se desenvolver, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

LIFESTYLE: Que projetos o Senhor tratou como prioridade nesses 3 anos de gestão?
Romeu: Desde que assumi a Prefeitura de Granja, venho trabalhando em projetos que visam, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, priorizei ações de combate à seca, com uma série de medidas emergenciais; e de melhoraria efetiva da educação e da saúde pública, assim como, o fomento à geração de emprego e renda.

LIFESTYLE: O Ceará enfrenta o quinto ano seguido de estiagem, muitos municípios já convivem com o colapso no abastecimento de água. Em Granja, quais são os principais projetos de convivência com o semiárido?
Romeu: Na minha gestão foram executados vários projetos voltados para a convivência com a estiagem. Foram investidos R$14 milhões na construção de duas adutoras; com recursos próprios, perfuramos mais de 150 poços profundos, beneficiando a população de todas as áreas do Município; além da construção de cisternas, que atendeu a mais de 2500 famílias.

LIFESTYLE: Recentemente, o Senhor e o governador Camilo Santana inauguraram uma adutora na localidade de Pessoa Anta. A obra era uma reivindicação de mais de 20 anos e já no primeiro ano do seu mandato, o Senhor assegurou a realização, o projeto era prioridade da sua Gestão?
Romeu: Sim, sem dúvidas. O projeto da construção da adutora em Pessoa Anta era uma das prioridades na minha gestão, pois o benefício trazido para a população por essa obra reduziria significativamente problemática da seca em nosso Município. Acredito que muita gente já tinha perdido a esperança em ver esse projeto concluído, no entanto, graças ao trabalho do deputado federal Vicente Arruda, dos deputados estaduais Sérgio Aguiar e Robério Monteiro, do ex-Governador Cid Gomes e do Governador Camilo Santana, hoje, a adutora é uma realidade. Levamos água de qualidade para mais de 20 mil pessoas.

LIFESTYLE: Até o ano de 2012, as escolas municipais de Granja não tinham resultados expressivos nas avaliações externas. Atualmente, o Município tem oito escolas dentre as melhores do Ceará. Que medidas mudaram o perfil da educação granjense?
Romeu: A mudança na realidade da rede municipal de ensino de Granja foi resultado de uma série de medidas, adotas com seriedade e planejamento. Reformamos todas as nossas escolas; os centros de educação infantil foram completamente climatizados, garantido conforto e combatendo a evasão escolar; implantamos uma merenda de qualidade; adquirimos 15 brinquedotecas e valorizamos nossos professores, que receberam um aumento salarial de cerca de 13% no valor base. Com essas ações, transformamos a educação de Granja.

LIFESTYLE: Outro resultado positivo da educação de Granja foi obtido na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2015. 27 alunos do Município conquistaram medalhas na competição. Esse resultado já era esperado. Que preparação os estudantes de Granja recebem para esse tipo de prova?
Romeu: Estamos colhendo os frutos dos investimentos realizados na área da educação do nosso Município, durante esses três anos de administração. Esse sucesso passa pela valorização dos professores, que passaram a receber o piso nacional e constantemente são submetidos a capacitações e cursos de aperfeiçoamento profissional. Com isso, nossos estudantes recebem uma educação com mais qualidade, sendo permanentemente preparados para essas provas e para a vida. Mas não paramos por aí, vamos continuar trabalhando para assegurar uma educação melhor a todos.

LIFESTYLE: Associados às mudanças na educação, que projetos têm sido desenvolvidos para a juventude?
Romeu: Hoje, os jovens de Granja têm a oportunidade de se qualificarem profissionalmente, através dos cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura. Ao todo, são 17 opções de cursos que beneficiam mais de 500 alunos matriculados.

LIFESTYLE: O Senhor recebeu a comenda de ‘Prefeito Empreendedor’ durante o XIV Encontro Nacional de Prefeitos, que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 22, 23 24 de novembro. A que o Senhor credita esse reconhecimento?
Romeu: Esse reconhecimento é a prova de que estamos no caminho certo. Minha equipe e eu, como gestores municipais, temos que dar todo apoio necessário para que os empreendedores tenham a oportunidade de desenvolver seus negócios em nosso Município, gerando emprego e renda. Além disso, precisamos também dar condições ao nosso povo para garantir sua renda, oferecendo oportunidades de qualificação profissional.

LIFESTYLE: De acordo com o Ministério do Trabalho, Granja está entre as 20 cidades brasileiras que mais ofertaram empregos no mês de agosto deste ano. Qual a receita da Prefeitura para fazer o Município continuar crescendo mesmo em um momento de recessão?
Romeu: Esse é um reconhecimento de uma administração voltada para o desenvolvimento socioeconômico e para a qualidade de vida dos granjenses. Recentemente, saiu uma nova pesquisa, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontando Granja como o segundo município cearense que mais gerou emprego de janeiro a outubro de 2015.

LIFESTYLE: Diante das melhorias conquistadas nos últimos anos, na sua opinião, que desafios Granja ainda precisa vencer para continuar crescendo?
Romeu: Sem dúvidas Granja precisa continuar crescendo e se desenvolvendo. Um dos nossos desafios é incrementar a geração de emprego e renda, o que garante uma vida digna à população. Desta forma, temos como principal meta para 2016, trazer uma fábrica para o município.

LIFESTYLE: Que legado o Senhor pretende deixar com sua gestão na Prefeitura de Granja?
Romeu: O maior legado que um gestor pode deixar é a alegria no sorriso das pessoas com mais oportunidades de emprego e acesso à saúde e educação de qualidade. Eu quero entregar, ao final do meu mandato, uma Granja melhor para todos. Uma cidade preparada pra ser referência na região e, principalmente, uma cidade em que seu povo tenha orgulho de morar.

  • |
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *