Consulta Rápida em Enfermaria Cirúrgica

É com grande prazer que compartilharmos com os leitores da Revista Lifestyle, o lançamento recente de nosso livro “Consulta Rápida em Enfermaria Cirúrgica – Protocolos” dos autores Prof. Dr. Jose Ricardo Neves e Artur Guimarães Filho.

por Dr. José Ricardo Neves

consulta2Há 10 anos conseguimos com muito esforço implantar o programa de residência em Cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, com aprovação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Comissão Nacional de Residência Médica.
Durante estes anos tentamos implantar em nossa enfermaria São José uma unificação de condutas, para tornar mais fácil o trabalho de professores, staffs, internos e residentes, melhorar a assistência aos nossos doentes, motivo maior de nosso esforços, reduzir custos e fomentar a pesquisa.
É na beira do leito ouvindo, auscultando e palpando o doente onde se desenvolve a arte de fazer medicina de qualidade, onde podemos discutir as possibilidades diagnosticas, os exames de subsídio e a conduta mais adequado para tratar com carinho, afeição, humanidade, nosso paciente.
O Manual “Consulta Rápida em Enfermaria Cirúrgica – protocolos” elaborado com o intuito de disseminar e padronizar as condutas pré e pós- operatórias de pacientes cirúrgicos, com uma abordagem prática e simplificada dos principais tópicos do dia-a-dia de uma enfermaria de Cirurgia Geral.
Escrito pelos Residentes do Serviço de Cirurgia Geral da UFC/Santa Casa de Misericórdia de Sobral e revisado pelos staffs e cirurgiões convidados, esse Manual é fruto da experiência do grupo de cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. É destinado aos estudantes de graduação, residentes de cirurgia e cirurgiões que almejam aprender ou rever os principais conceitos da rotina de uma enfermaria cirúrgica.

  • |
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *