Coluna Nat’ Mont’ Alverne

Você sabia que a roupa que veste se comunica com as pessoas através de uma linguagem não verbal? É verdade. Não à toa, especialistas em linguagem corporal e stylists acreditam que a vestimenta é uma forma de expressão. Querendo ou não, ela é capaz de dizer muito sobre você. Uma pessoa que nunca lhe viu antes consegue ”ler” muitas de suas características apenas observando a forma que você está vestida e o seu comportamento. Por isso, não se engane – vale a pena investir alguns minutos a mais na hora de escolher o tão famoso look do dia para não correr o risco de passar a mensagem errada sobre você mesma.

Se alguém lhe perguntar “Qual é o seu estilo?”, você sabe responder prontamente? Basicamente, existem 7 estilos considerados universais: romântico, tradicional, esportivo, moderno, elegante, sexy e criativo. O que a grande maioria das mulheres não sabe é que é super normal se identificar com mais de um deles. O fato de desempenharmos papéis diferentes ao longo do dia (como por exemplo, parecer elegante no trabalho, descolada no happy hour e  sexy na balada) determina que a palavra estilo tenha um conceito dinâmico. Por isso é tão difícil ser totalmente objetiva ao responder aquela pergunta.

Para ter estilo é necessário saber exatamente quem você é, do que gosta, conhecer bem a cidade onde vive e os lugares que freqüenta. São as suas referências de vida que fazem você vestir a roupa certa e ter atitude de jeans ou de um vestido de marca. Esse mix de sentimentos, papéis e momentos torna cada uma de nós única.

Porém, quando você consegue inserir, naturalmente, no seu dia a dia tudo o que foi descrito e usar isso a seu favor, vem a tona um conceito que é relativamente novo – mas que já faz parte do vocabulário de muita gente – o da mulher ESTILOSA.  Não basta desempenhar mil papéis na sociedade, algumas mulheres conseguem ter estilo e adicionar um plus, um toque, um “algo a mais”.

Afinal, como fazer parte desse time de mulheres que são inspiração fashion para tantas outras? Não existe uma receita, mas aqui vão algumas dicas para dar o primeiro passo:

Manifeste sua atitude e personalidade – Se vestir com estilo não tem a ver apenas com roupas, mas também com o porte. Quem se porta com confiança transmite essa mensagem em alto e bom som. Toda mulher deve acreditar em si, se sentir poderosa e mostrar ao mundo esse poder.

Realce sua beleza – quanto maior for seu autoconhecimento e mais clara for a mensagem que você deseja passar, melhor você vai se vestir. Aliás, não é uma questão de “melhor” ou “pior”, e sim de “mais verdadeiramente”; o seu guarda-roupa vai refletir o que você sabe sobre si e o que quer mostrar para o mundo.

Não ignore seu lifestyle – a mulher estilosa traz uma imagem verdadeira, de acordo com sua essência e personalidade. Existe uma diferença entre entender as tendências de moda e copiá-las.

Foque na ocasião – O que faz você estar bem vestida e estilosa é estar adequada com a ocasião. Se você precisa de conforto, por exemplo, para receber os amigos em uma festa na sua casa,  aquele salto super alto não é o mais indicado. Pense em outra situação, na qual você está com um decote bem ousado, mas fica o tempo inteiro pensando se você está exposta demais. É importante se sentir segura usando uma peça de roupa, caso contrário, a mensagem que você vai transmitir é a de que algo está lhe incomodando o dia ou a noite toda.

Tenha uma peça marcante que resume seu estilo – É muito importante ter uma assinatura. Pode ser uma pulseira de ouro que você sempre usa, um par de óculos ou o fato de sempre vestir pantacourt. Descubra algo que defina o seu estilo pessoal e mantenha até decidir mudar. Sinta-se livre e confortável para fazer isso.

Entenda: o caimento é mais importante – Você pode usar o look mais descolado e caro do mundo, mas se ele não vestir bem, todo o seu esforço e o seu dinheiro terão sido desperdiçados. O maior erro que você pode cometer é usar uma roupa que não lhe cai bem, simplesmente por não aceitar seu corpo como é de verdade. E lembre-se: auto-confiança é o acessório perfeito para uma mulher.

Pequenos truques fazem toda a diferença – Algo simples, como dar uma volta diferente no cinto ou dobrar as mangas da camisa de outra forma, pode causar um enorme impacto no seu visual.

Um truque simples – para começar a fazer já – é expor as roupas na cama antes de vestí-las. Coloque as peças que você quer usar com os acessórios, destribuídas de forma parecida como ficariam no seu corpo, e veja se combinam. É uma maneira muito visual e prática de saber o que vai funcionar com o quê, evitando o ‘tira e pôe’ constante.

Vamos confessar: todas nós achamos o mundo da moda divertido e empolgante. Embora ele intimide as novatas, é um mundo do qual todas querem fazer parte. Descubra-se, inove-se e renove-se – quantas vezes for necessário.

  • |
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *